Diagrama de Marketing Digital

O Diagrama é uma metodologia que reúne práticas para o desenvolvimento empresarial e profissional através de estratégias, ferramentas e processos inovadores que estão entre as melhores práticas do mercado no que se refere à marketing, comunicação empresarial e vendas.

É uma ferramenta que permite uma rápida análise sistêmica para a identificação de necessidades e prioridades de cada negócio, desde o planejamento até a gestão via inteligência competitiva.

Conheça mais sobre cada uma das 08 etapas:

Etapa 1: Planejamento

O Planejamento é composto por três fases:

Fase 1 do Planejamento

A fase 1 do planejamento tem como objetivo revisar o posicionamento de mercado da empresa através de uma revisão estratégica que considere análises como qual a razão de existir da empresa, sua missão e públicos-alvos. Faz-se necessária uma reflexão sobre como atender necessidades de clientes tanto com as soluções atuais, como também visualizar como a atuação da empresa pode evoluir para atender demandas latentes que possam ser desenvolvidas como oportunidades de negócios.

Neste primeiro documento, são registrados os principais perfis destes públicos-alvos e quais os passos devem ser realizados para a construção de relações fortes e sustentáveis que proporcionem o crescimento dos negócios através de foco no sucesso do cliente ao utilizar os produtos comercializados pela empresa.

É uma fase crucial para permitir que a empresa construa uma estratégia poderosa de inbound marketing, já que determinará qual o processo de aprendizagem que o cliente potencial (ou lead) deverá seguir para se tornar um cliente ativo de alto valor para a empresa.

Centrado em pessoas, este planejamento tem como objetivo não só engajar clientes, mas também colaboradores e parceiros rumo ao cumprimento da missão e objetivos de negócios.

Fase 2 do Planejamento

A fase 2 tem como objetivo determinar um Plano de Ação de Marketing Digital, composto pelas metas, ações, métodos e recursos que deverão ser implementados para o sucesso da estratégia determinada na fase 1 do planejamento.

Este Plano de Ação é composto pelas outras 7 etapas do Diagrama que vão desde a etapa Conteúdo até a etapa Inteligência apresentadas na sequência.

Fase 3 do Planejamento

A fase 3 é de controle, calibração e evolução contínua.

Controle refere-se à utilizar o planejamento como principal documento de gestão para garantir que todas as ações planejadas sejam devidamente implementadas.

Calibração é o processo de ajustes iniciais posterior à implementação de cada ação com o objetivo de atingir os indicadores de resultados estabelecidos nas metas.

Evolução contínua é a busca constante pela excelência através da melhoria de todos os pontos essenciais previstos no Planejamento de Marketing Digital.

Etapa 2: Conteúdo

Conteúdo é o grande pilar do Marketing Digital. É através de um conteúdo rico e estratégico que uma empresa apresenta-se adequadamente ao mercado e atrai clientes potenciais para seus processos de vendas.

Através de uma boa estratégia de conteúdo, uma empresa facilita sua encontrabilidade no Google, desenvolve sua reputação e relacionamento com o mercado, apresenta seus produtos e propostas comerciais de formas inovadoras e persuasivas, otimiza seus investimentos em mídia e, principalmente, capta leads e desenvolve clientes em seu funil de vendas (inbound marketing).

Nesta metodologia do Diagrama de Marketing Digital, a estratégia de conteúdo já será determinada na fase 1 do Planejamento e a tarefa é desenvolver conteúdos para serem aplicados nos mais diversos formatos, como em materiais educativos (ebooks, vídeos, infográticos), emails de automação, sites, lojas virtuais e blogs.

Etapa 3: Website

Sites refletem a imagem da empresa perante o mercado. Negligenciados por muitos, não apenas tem o objetivo institucional, como também é uma excelente ferramenta organizadora e integradora de conteúdos de forma que facilite a encontrabilidade pelo visitante, potencializando assim as oportunidades de negócios.

Além disso, os sites precisam apresentar as principais propostas comerciais de uma empresa organizadas em landing pages que permitam a otimização de campanhas de marketing. E, nas landing pages destinadas à captação de leads, é necessário que sejam seguidos alguns requisitos técnicos que aumentam as taxas de conversão de visitantes em leads.

Importante planejar também quais serviços um site pode prestar para os clientes ativos, como a realização de orçamentos e solicitações de atendimento para provocar constante retorno ao site e trazer produtividade na comunicação e relacionamento com o cliente.

Por fim, a sua estratégia no Google depende diretamente da qualidade do seu site, inclusive reduzindo os custos com links patrocinados. Lembrando que, se você não está no Google, está negando seus produtos até mesmo para quem está buscando por eles.

Etapa 4: Comércio Eletrônico

Um dia todos nós venderemos via comércio eletrônico, sem exceções. Mesmo que em seu planejamento atual não esteja previsto o uso de lojas virtuais em seu processo de vendas, devemos lembrar que, quem decide por onde prefere comprar é o cliente, e não o vendedor.

Assim, quanto maior o crescimento do comércio online e quanto mais os clientes (tanto corporativos quanto consumidores finais) demandarem por mais praticidade, conveniência e melhores condições comerciais, maior será a necessidade de democratizar os canais de atendimento.

O Diagrama de Marketing Digital prevê o atendimento de necessidades de lojas virtuais já implementadas e que necessitam evoluir suas estratégias de marketing, inclusive com inbound marketing, como também desenvolve oportunidades para a implementação de comércio eletrônico em empresas dos mais variados portes e segmentos.

Nota sobre websites e lojas virtuais: por ser parte do cotidiano de usuários de internet, o acesso mobile (via dispositivos móveis) é parte essencial de qualquer estratégia e ferramenta a ser aplicada. Assim, não há destaque para o termo mobile no diagrama por ser, na nossa visão, algo que não pode mais estar dissociado em projetos web como websites e lojas virtuais. Analisaremos os casos onde a responsividade por formato de tela seja suficiente, como também consideraremos os casos onde haverá necessidade de haver uma plataforma para desktops e outra para dispositivos movéis para que as experiências dos usuários sejam as melhores possíveis.

Etapa 5: Tecnologias

O Marketing Digital só se tornou viável devido à internet e às tecnologias disponibilizadas por empresas do mundo todo.

Mais do que as ferramentas que estamos habituados a utilizar como redes sociais, emails e Google, há uma infinidade de tecnologias que podem ser aplicadas para potencializar os resultados em marketing e vendas.

Uma destas tecnologias de inbound marketing realiza processos de produção e automação de marketing, interação e gestão de clientes, comunicação entre equipes internas, entre vários outros processos tudo de forma integrada e com altos níveis de controle gerencial.

Além disso, é importante ficarmos atentos às oportunidades de criarmos experiências diferenciadas para interação entre empresa e clientes, como o emprego da realidade aumentada, tecnologia que permite um engajamento muito grande e surpreende qualquer pessoa, fazendo com que facilite bastante a quebra de barreiras nas apresentações comerciais, como também potencializa enormemente a captação de leads.

Assim, é necessário identificar as tecnologias e ferramentas online que sejam adequadas para a operação de cada negócio, sempre visando a automação de processos que tragam produtividade e escalabilidade.

Etapa 6: Comunicação

Cumprindo as 5 primeiras etapas, teremos uma comunicação, conversão e gestão de clientes muito mais efetivas.

O ideal é implementar o Diagrama respeitando suas etapas, mas, nas empresas onde já houver algumas atividades de marketing digital implementadas, a atenção inicial se volta para melhorias pontuais.

As oportunidades de comunicação vão de redes sociais, passando por comunicação direta, marketing no Google, blogs, emails, entre outras. Assim, é preciso planejar de acordo com a realidade de cada negócio, considerando principalmente os recursos disponíveis em cada empresa para que seja realizado apenas o que se pode administrar com maestria.

Etapa 7: Gestão

Após o plano de ação inicial estar implementado e calibrado, inicia-se a etapa de Gestão para que ocorra o devido controle e evolução contínua.

O mais importante é administrar minuciosamente os recursos disponibilizados para o planejamento de marketing. Para isso, é preciso excelência operacional, com destaque para o atendimento, gestão de clientes e gestão do funil de vendas, sempre almejando a evolução contínua.

Etapa 8: Inteligência Competitiva

A partir do momento que uma empresa tem as etapas do Diagrama devidamente implementadas, começará a se desenvolver um alto volume de informações mercadológicas que impactam diretamente em sua competitividade.

A prática de administrar via análises constantes de métricas e indicadores de resultados, como também de se relacionar continuamente com clientes e parceiros, permite uma forte evolução no processo de tomada de decisões estratégicas, blindando a empresa contra eventuais ameaças externas, incluindo ações da concorrência e crises econômicas.

Assim, a etapa 8 nada mais é do que o link para que o Diagrama funcione como um ciclo constante de evolução empresarial.